GTFS: Global Trends and Future Scenarios Index

A Gestão da Água No Brasil: Uma Primeira Avaliação da Situação atual e das perspectivas para 2025

[PDF]

Sumário Executivo

A avaliação e a análise dos recursos hídricos do Brasil, considerando-se o cenário atual e a tendência de seu desenvolvimento até 2025, no âmbito da World Water Vision, faz parte de um esforço mundial, baseado na iniciativa de várias entidades internacionais.

Na América do Sul, a iniciativa coube ao SAMTAC (South America Technical Advise Comitee) do GWP (Global Water Parternship) que contratou uma empresa para o desenvolvimento do documento básico da região baseado em um documento de cada país preparado por consultores escolhidos pelo SAMTAC, sugerindo um mesmo roteiro para desenvolvimento do trabalho. Este documento faz parte deste conjunto de avaliações e trata dos Recursos Hídricos do Brasil.

A avaliação e o prognóstico do desenvolvimento sustentável dos Recursos Hídricos de um país trata da integração dos componentes dos sistemas naturais com o socioeconômico. Esses elementos foram analisados, considerando-se cenários de desenvolvimento econômico e social, buscandose, assim, identificar a Visão esperada para o país.

Neste documento, são apresentados os dados gerais do Brasil, buscando propiciar uma idéia básica de alguns elementos físicos e socioeconômicos. No capítulo 3, são apresentados todos os aspectos de recursos hídricos, destacando-se disponibilidade, demanda e aspectos institucionais. No capítulo 4, é destacada a área de água potável e saneamento, dada a relevância do setor na sustentatibilidade de países em desenvolvimento como os da América do Sul. No capítulo 5, é analisado, de forma global, o desenvolvimento dos cenários de análise para a primeira metade do próximo século. Enquanto que, no capítulo 6, são apresentadas as conclusões e as recomendações dos consultores.

Issue:
Natural Resources
Region:
Latin America
Country:
Brazil
Year Published:
2000
Authors:
Carlos E.M. Tucci, Ivanildo Hespanhol, Oscar de M. Cordeiro Netto
Institution:
RHAMA