GTFS: Global Trends and Future Scenarios Index

Energias do Futuro

[PDF]

O Brasil possui um grande desafio nas próximas décadas para buscar soluções para atender os crescentes requisitos de serviços de energia e, ao mesmo tempo, satisfazer critérios de economicidade, segurança de suprimento, saúde pública, garantia de acesso universal e sustentabilidade ambiental. Para satisfazer esses critérios significativos esforços em P&D deverão ser iniciados imediatamente e nos próximos anos para atender a esperada demanda de energia em 2030-2050.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão do estado da arte das principais tecnologias de energia tendo como horizonte os períodos de 2030 e 2050 a partir de uma extensa revisão da literatura recente tanto no âmbito nacional como internacional. Foram também analisadas, a partir da literatura existente, as tendências apontadas com relação à evolução do consumo de energia, e uma análise sobre desafios e oportunidades para o setor energético em áreas consideradas de interesse público. O presente estudo foi desenvolvido entre os meses de março e maio de 2008.

O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, consultando fontes nacionais e internacionais, listadas na seção Bibliografia. Todo o material bibliográfico consultado e de domínio público foi reunido em formato digital.