GTFS: Global Trends and Future Scenarios Index

Plano Estratégico do Sistema Eletrobras

[MORE INFORMATION]

Mensagem do Presidente

É com grande satisfação que torno público o Planejamento Estratégico Corporativo do Sistema Eletrobras para o período 2010-2020. Encaro este esforço de tantos colaboradores de nossas empresas como um autêntico marco na história do Sistema Eletrobras, uma ponta-de-lança do Plano de Transformação que estruturamos e vimos desenvolvendo a partir das orientações estratégicas recebidas do Sr. Ministro de Minas e Energia, por ocasião da posse da Diretoria que lidero desde março de 2008.

Passamos a ter no Planejamento Estratégico uma bússola capaz de apontar o melhor futuro a ser buscado pelo Sistema Eletrobras. Insere-se assim esta ferramenta, de uma vez por todas, no processo permanente de gestão, com a missão de se reinventar – e nos reinventar – diante de novas portunidades e desafios, a cada reconfiguração do ambiente externo.

Por sua elaboração participativa e pelos sucessivos níveis de avaliação e aprovação, este Plano Estratégico alinha todas as visões diretamente comprometidas com o projeto de alçar a Eletrobras à condição de uma megaempresa, com presença global, capaz de liderar a expansão do setor elétrico brasileiro e alavancar o desenvolvimento sustentável do país.

Já conquistamos fundamentos sólidos e cabe-nos agora erguer sobre eles a complexa estrutura de estratégias, planos de ação e iniciativas, que permitam renovar nossas empresas, integrá-las cada vez mais e comprometê-las definitivamente com os requisitos de rentabilidade e sustentabilidade que a sociedade do século XXI exige das grandes organizações.

José Antonio Muniz Lopes
Presidente da Electrobrás

Issues:
Infrastructure, Energy, Technological innovation
Region:
Latin America
Country:
Brazil
Year Published:
2010
Institution:
Electrobras