GTFS: Global Trends and Future Scenarios Index

RNBC 2050: Cenários Socio-Económicos de Desenvolvimento 2050

[PDF]

Enquadramento

Neste documento apresenta-se de forma sintética o exercício exploratório de cenarização da evolução sócio-económica para Portugal para o período 2005-2050, que serve de suporte ao estudo “Roteiro Nacional de Baixo Carbono.” Em particular, estes cenários pretendem suportar o desenvolvimento de projecções de procura de serviços de energia que servirão de input à componente de modelação do sistema energético Português naquele período, e que terá como resultado o apuramento do espaço de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias energéticas. O exercício tem como ponto de partida o trabalho efectuado pelo DPP para 2030 e o estudo Novas Tecnologias Energéticas Roadmap Portugal 2050, tendo sido utilizada a abordagem simplificada descrita em Schwartz (1991).

Tem-se como pressuposto que este trabalho não tem como objectivo construir cenários prospectivos para a economia nacional mas delimitar de forma aproximada (i.e. estabelecendo máximos e mínimos) o nível de crescimento futuro, de forma a alimentar a análise do sistema energético até 2050. O exercício de cenarização assenta em dois cenários socio-económicos nacionais: Cenário Tendencial (CT) e Cenário Mudança (CM), que assumem dois modelos de desenvolvimento constrastantes a nível económico e social.

É assumido um certo grau de incerteza, que é diferenciado para o horizonte de projecção, inferior para o período 2010-2030 dada a disponibilidade de análises feitas por diversas entidades Europeias e Internacionais, e superior para o período 2030-2050.