GTFS: Global Trends and Future Scenarios Index

Projeções do Agronegócio Brasil: 2011/2012 a 2021/2022

[PDF]

Este trabalho é uma atualização e revisão do estudo Projeções do Agronegócio – Brasil 2010/11 a 2020/21, Brasília – DF, Junho de 2011, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Revisões periódicas nas projeções são necessárias em face do ambiente interno e externo, que levam a mudanças nos cenários das projeções e por conseqüência nas estimativas apresentadas. Por este motivo, instituições que trabalham com a visão de longo prazo têm a preocupação de atualizar sistematicamente suas projeções. As projeções deste relatório foram preparadas em Janeiro de 2012.

O trabalho tem como objetivo indicar possíveis direções do desenvolvimento e fornecer subsídios aos formuladores de políticas públicas quanto às tendências dos principais produtos do agronegócio. Os resultados buscam, também, atender a um grande número de usuários dos diversos setores da economia nacional e internacional para os quais as informações ora divulgadas são de enorme importância. As tendências indicadas permitirão identifi car trajetórias possíveis, bem como estruturar visões de futuro do agronegócio no contexto mundial para que o país continue crescendo e conquistando novos mercados.

O trabalho Projeções do Agronegócio – Brasil 2011/12 a 2021/22, é uma visão prospectiva do setor, base para o planejamento estratégico do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para sua elaboração foram consultados trabalhos de organizações brasileiras e internacionais, alguns deles baseados em modelos de projeções.